Pular para o conteúdo principal

Afinal, o que é literatura?

Muito se fala sobre o que é ou não literatura. Quando entrei na minha graduação, no início de 2008, o assunto já causava alvoroço no curso de letras e, provavelmente, teve início bem antes de eu iniciar meus estudos superiores. De lá para cá, nada mudou, pelo visto. 
O grande ponto de conflito do que vem a ser literatura está no fato de autores e professores universitários entenderem como literatura unicamente o canônico, a literatura dita clássica, como Hugo, Balzac, Voltaire, Machado de Assis, Guimarães Rosa, etc., incluindo (talvez?) os ganhadores de prêmios como o Jabuti. 
Fato é que a literatura clássica exclui grande parte das produções literárias que existem, inclusive a literatura infantil como um todo. Raros autores entram na lista dos cânones e, provavelmente, são incluídos por terem conseguido agradar aos professores universitários e aos poucos autores dessa excludente seleção.
Peter Hunt, em Crítica, teoria e literatura infantil (2010), evidencia e discute acerca desse ponto de conflito. Para mim, essa obra serve de texto-base não só para meus artigos sobre literatura infantil, como o que escrevi em meu trabalho final na pós-graduação, como também para a visão que tenho sobre essa literatura.
Em linhas gerais, Hunt aponta uma hierarquia estabelecida pelos professores universitários de literatura. Para estes, o cânone vem no topo. Abaixo, a literatura feminista e, por último, a literatura infantil. Só o fato de se dizer literatura infantil já é um indício de que essa hierarquia de fato existe. Não dizemos literatura adulta ou literatura da terceira idade. Mas dizemos literatura infantil, literatura juvenil, literatura feminista
O que Hunt propõe em seu livro é que a literatura para crianças não seja analisada com os mesmos parâmetros da literatura canônica. São essas formas de análise que criam margens, que discriminam e que excluem tudo aquilo que não encaixa perfeitamente no dito cânone. 
Só a palavra cânone já carrega em sua pronúncia um emaranhado de poeira e teias de aranha. Consigo até mesmo sentir o cheiro de biblioteca trancafiada a sete chaves por mais de séculos sem que um ser humano tenha pisado lá. É fascinante um lugar assim? Com toda certeza. Eu adoro! Mas não dá para considerar só as produções do passado como relevantes e um ou outro ganhador de prêmio literário. E olha que, para mim, dizer isso não é fácil. Passei praticamente toda a minha graduação lendo os clássicos, porque sou simplesmente apaixonada por eles. Ainda hoje, eu simplesmente adoro lê-los e sentir aquela sensação gostosa de me deslocar no tempo e no espaço para vivenciar outras realidades tão diferentes da minha. Mas, ainda bem, eu percebi que toda literatura tem sua beleza e seu mérito. As produções contemporâneas não me deslocam no tempo, às vezes só no espaço, e me dão algo que não tem preço: o ponto de vista do outro. Isso é fascinante! 
O estabelecimento do canônico teve, sim, sua importância. Nos fez ver enquanto humanidade que existem textos essenciais para a nossa constituição. Infelizmente, o erro está em insistir em apenas considerar a esses textos. 
Talvez o vislumbre que anos de carreira e de reconhecimento tenham feito de alguns autores de literatura de margem, que pelo cânone não é nem considerado literatura, grandes carrascos de textos que fogem, segundo a concepção pessoal deles, do que é literatura. Pobremente eles se enganam e se perdem em si mesmos, ao não perceberem que a visão limitada de literatura que possuem exclui inclusive a eles mesmos, da mesma forma que eles aos outros exclui.

Parabenizo imensamente à vida e obra de Ruth Rocha, apesar da infelicidade de suas palavras acerca da literatura de J. K. Rowling*. Desejo a ela que não caia na mesma armadilha de palavras na qual jogou a grande autora de Harry Potter que, por sinal, passa muito bem e nada sentiu.  


Faço da definição do grande lexicógrafo brasileiro, Aurélio Buarque de Holanda, minhas palavras finais, esperando que dele ninguém duvide. Prometo escrever mais sobre literatura para crianças em breve.

"Significado de Literatura
1 Ciência do literato.
2 Conjunto das obras literárias de um país ou de uma época.
3 Escritos narrativos, históricos, críticos, de eloquência, de fantasia, de poesia, etc.
4 Folheto que acompanha um medicamento ou alguns outros produto, de conteúdo informativo sobre composição, administração, precauções, etc.
5 literatura de cordel: conjunto de folhetos literários populares, que os livreiros originalmente dependuravam em cordéis."


*Veja aqui a declaração polêmica de Ruth Rocha em entrevista ao portal IG, publicada dia 27/04/2015.

Postagens mais visitadas deste blog

Um passeio pela USP (dois anos e 3 meses após o início da pandemia)

 Fora toda a dificuldade e angústia que todos nós sentimos ao longo da pandemia e as perdas de entes e amigos queridos, cada um teve também perdas materiais e experienciais. A maior dessas últimas, para mim, foi ter realizado a defesa da minha dissertação on-line.  Sempre imaginei como seria a defesa da minha dissertação: cercada das pessoas que gosto, vestida com uma roupa bem bonita e escolhida com muito cuidado para a ocasião. No intervalo, beberia um café e uma água com gás e aproveitaria para tentar relaxar jogando conversa fora, na porta do prédio administrativo da FFLCH. Quem sabe não teria alguém tocando aquele piano maravilhoso do saguão? Poderia estar sol ou chuva, mas nada disso iria importar, porque, ao final, todos iríamos nos reunir em um lugar bem bacana para celebrar a minha conquista. Seria um momento realmente memorável. Provavelmente, eu iria esquecer de tirar fotos, porque nunca lembro mesmo, mas talvez tivesse alguma para guardar de recordação. Em todo caso, ficari

Le travail, l'amitié et le temps

Pendant environ trois ans, "un ami" et moi menaient plusieurs projets à la fois et ensemble. Moi, je l'appellerai dans ce texte "un ami", "mon ami" pour préserver son identité. D'abord, on était des collègues à l'Université de São Paulo. On a fait connaissance dans un groupe de recherche. Puis, on a commencé à sortir ensemble après nos réunions, pour prendre un café ou une bière. On discutait toujours sur nos recherches et nos projets pour l'avenir. Mais notre amitié à vraiment commencé pendant un voyage à un congrès. On a loué un appartement ensemble pour rester là-bas pendant une semaine, avec d'autres chercheurs, aussi nos amis en commun.  Tout était bel et bien entre nous. On se parlait presque tous les jours. On connaissait les familles l'un de l'autre. On était si proche qu'on arrivait à nous comprendre seulement avec des échanges de regards. Nos projets ensemble marchaient hyper bien. Tout le monde savait qu'on ét

(Au) Revoir la salle de classe

 Durante toda a minha graduação em Letras, eu tive pânico de escola e de sala de aula. Minha experiência como aluna do ensino médio foi muito ruim. Simplesmente não conseguia me imaginar como professora. Na época da faculdade, eu já dava aulas particulares (de português, de francês e de redação) há um certo tempo, mas a gestão de turmas e de conteúdos não estava no meu horizonte profissional. Ao mesmo tempo, eu me apaixonava cada vez mais pela tradução e pela linguística do texto e do discurso. Em 2013, eu me formei e comecei a trabalhar como revisora de textos em uma empresa. Dois anos depois, em 2015, eu me mudava de empresa e vislumbrava um crescimento profissional significativo na área de revisão de textos. No entanto, em algum momento em 2016, eu passei a sentir um vazio profissional. Eu passava longas horas do meu dia imersa em textos e no silêncio. Sentia que faltava uma troca, uma vivência profissional que o texto não poderia me proporcionar. Sentia que faltava o Outro.  Foi em

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *